Notícias & Eventos

A Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa estabeleceu protocolos de colaboração com a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e com a Associação de Jornalistas de Desporto. Com estes protocolos, os árbitros e os jornalistas de Desporto agredidos, bem como os seus familiares, vão poder receber apoio psicológico nas clínicas da Universidade Fernando Pessoa. Por sua vez, o Observatório da Violência Associada ao Desporto receberá, por parte destas associações, dados quantitativos relacionados com as agressões de que árbitros e jornalistas forem alvo.

Os acordos estabelecidos contemplam ainda a realização de inquéritos/entrevistas de âmbito psicossocial aos agredidos e a caracterização das agressões, tendo ainda em conta os contextos em que as mesmas se verificaram.

A convite da Associação Portuguesa de Direito do Desporto, o investigador Daniel Seabra proferiu a conferência intitulada “Se persistirem os sintomas… Reforce a dose… ou substitua por um genérico. A Lei nº 40/2023, de 10 de Agosto”, proferida no âmbito da Conferência On-line Ética e Integridade nas Competições Desportivas realizada a 12 de Setembro de 2023.

No âmbito do Ética Summit 2023, evento levado a cabo pelo Panathlon Clube de Lisboa, o investigador Daniel Seabra apresentou uma conferência intitulada O Desporto e a violência. Ainda neste evento, o mesmo investigador moderou e participou na mesa redonda subordinada à seguinte questão: A cobertura jornalística da violência no desporto: actualidade e/ou construção da realidade?

Em colaboração com o projeto Compor Mundos, o Observatório da Violência Associada ao Desporto gravou um Podcast com o Subintendente Rodrigo Cavaleiro, Presidente da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto. Este Podcast intitula-se “De que modo a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto Compõe mundos?”

Poderá ouvir este Podcast aqui.

O Observatório da Violência Associada ao Desporto esteve presente, através dos seus investigadores Daniel Seabra e Manuel Gomes, na 1ª Conferência organizada pelo Clube Desportivo das Aves, sendo a mesma subordinada ao tema “Ética e Integridade: que desporto temos e queremos?”. Esta conferência decorreu a 17 de Junho no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila das Aves.

O Observatório da violência associada ao Desporto esteve representado no XII Congresso de Sociologia que decorreu, em Coimbra, de 4 a 6 de Abril.

O investigador João Sedas Nunes apresentou a comunicação intitulada (De)bater (no) futebol: para uma economia simbólica do “desporto-rei”, pela qual analisou as diferenças entre os mecanismos disciplinares a que estão sujeitos os intervenientes nos jogos de futebol – mesmo quando prestam declarações após os jogos – e a forma como a modalidade é comentada em programas televisivos de debate, sem que sobre estes se vislumbre significativos processos de controlo sobre as declarações dos que no mesmo expressam as suas opiniões.

Por sua vez, o investigador Daniel Seabra apresentou a comunicação intitulada A “legalização” das claques. Vigiar e punir, efeitos perversos e a nova violência. Com esta comunicação procurou-se demonstrar como a legislação que enquadra as claques de futebol, orientada sobretudo para a vigilância e punição dos seus membros, tem tido efeitos perversos, dos quais tem resultado uma nova violência perpetrada por aqueles que aderem ao estilo Casual.

No dia 24 de Março, a convite da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, o investigador Daniel Seabra participou na  “IV Edição do Seminário Estádios de Sítio: A Segurança, a proteção e o serviço numa abordagem multi-institucional, integrada e equilibrada – Um processo de responsabilidade partilhada”, na qual apresentou a comunicação intitulada  O Service na prevenção das violências. Complexidade, dificuldades e procura de um consenso operacional.

No dia 16 de Março, pelas 21 horas, o investigador Daniel Seabra participará num debate sobre violência nos espetáculos desportivos. A organização desta iniciativa está a cargo do Panathlon Clube de Lisboa e decorrerá na sala de troféus do Ginásio Clube Português, sito na Praça Ginásio Clube Português 1, Lisboa.

É possível assistir ao debate através do seguinte link:

No dia 30 de Novembro de 2022, o Dr. Diogo Peliteiro, membro deste observatório, apresentou e defendeu em provas públicas realizadas na Faculdade de Direito da Universidade do Porto a sua dissertação de mestrado intitulada A Perceção dos Membros de Claques Sobre o Policiamento dos Jogos de Futebol, tendo a mesma sido aprovada.

No dia 18 de Outubro, o Prof. Doutor Daniel Seabra, membro deste observatório e em representação do Observatório Permanente Violência e Crime da Universidade Fernando Pessoa, apresentou, no âmbito das Conferências de Coimbra e na conferência intitulada "Segurança Urbana. Os municípios e a proteção do espaço público", a comunicação com o título Como não jogar com a violência? Raízes, perceção, efeitos perversos e campos de intervenção.