Notícias & Eventos

Em colaboração com o projeto Compor Mundos, o Observatório da Violência Associada ao Desporto gravou um Podcast com a Dr.ª Marta Gens, Presidente da Associação Portuguesa de Defesa do Adepto (APDA). Este Podcast intitula-se “APDA: Certezas, futuros e convicções da Associação Portuguesa que nasceu para a Defesa do Adepto”.

A presidente da APDA dá a conhecer esta associação, bem como as condições do seu surgimento, enunciando os principais motivos da sua criação. A pirotecnia nos estádios de futebol e o enquadramento legal que proíbe o seu uso por parte dos adeptos; o diálogo sobre algumas críticas que são apontadas a esta Associação (que reitera os motivos da sua existência) e também uma visão crítica do enquadramento legal que impende sobre os grupos organizados de adeptos, são algumas das temáticas abordadas nesta conversa que termina com Martha Gens a apresentar os planos da APDA para o futuro, nos quais se inclui o reforço da sua internacionalização.

Poderá ouvir este Podcast aqui.

Na sequência do convite que foi dirigido ao seu coordenador científico pela Liga Portugal, o Observatório da Violência Associada ao Desporto esteve presente, como observador, no 1º Workshop de Oficiais de Ligação aos Adeptos realizado na sede desta instituição no Porto, no dia 20 de Novembro de 2024.

A convite da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, o investigador Daniel Seabra apresentou, no S4 Congress – Safety, Security, Service at Sports Events, realizado em Viseu a 16 e 17 de Outubro de 2023, a conferência intitulada Estilo Casual. Origem. Crescimento em Portugal. Motivações e interpretações.

O investigador Daniel Seabra apresentou na Conferência Internacional denominada The Chorus of the Crowd. Culture, Power and Identities in Football Fandom, realizada na Universidade Nova de Lisboa, nos dias 5 e 6 de Setembro, a comunicação intitulada Para além da violência dos grupos Ultra. O que se pode aprender sobre a experiência social dos indivíduos que os compõem, mas que não é noticiada.

O investigador Daniel Seabra apresentou na 16ª Conferência da Associação Europeia de Sociologia denominada Tensão, Confiança e Transformação, realizada no Porto, de 27 a 30 de Agosto, a comunicação intitulada A emergência, crescimento do estilo Casual em Portugal. Condições, motivações e ações

No dia 6 de Junho, pelas 18 horas e até às 22 horas, o Observatório da Violência Associada ao Desporto realizará o seu 1º Encontro de Diretores de Segurança, intitulado Os desafios da Direção de Segurança nos estádios de futebol face à atual legislação. Constrangimentos, efeitos perversos e oportunidades. Este encontro decorrerá de forma presencial no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa e também de forma online. Os interessados devem fazer a sua inscrição aqui.

A Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa estabeleceu protocolos de colaboração com a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e com a Associação de Jornalistas de Desporto. Com estes protocolos, os árbitros e os jornalistas de Desporto agredidos, bem como os seus familiares, vão poder receber apoio psicológico nas clínicas da Universidade Fernando Pessoa. Por sua vez, o Observatório da Violência Associada ao Desporto receberá, por parte destas associações, dados quantitativos relacionados com as agressões de que árbitros e jornalistas forem alvo.

Os acordos estabelecidos contemplam ainda a realização de inquéritos/entrevistas de âmbito psicossocial aos agredidos e a caracterização das agressões, tendo ainda em conta os contextos em que as mesmas se verificaram.

A convite da Associação Portuguesa de Direito do Desporto, o investigador Daniel Seabra proferiu a conferência intitulada “Se persistirem os sintomas… Reforce a dose… ou substitua por um genérico. A Lei nº 40/2023, de 10 de Agosto”, proferida no âmbito da Conferência On-line Ética e Integridade nas Competições Desportivas realizada a 12 de Setembro de 2023.

No âmbito do Ética Summit 2023, evento levado a cabo pelo Panathlon Clube de Lisboa, o investigador Daniel Seabra apresentou uma conferência intitulada O Desporto e a violência. Ainda neste evento, o mesmo investigador moderou e participou na mesa redonda subordinada à seguinte questão: A cobertura jornalística da violência no desporto: actualidade e/ou construção da realidade?

Em colaboração com o projeto Compor Mundos, o Observatório da Violência Associada ao Desporto gravou um Podcast com o Subintendente Rodrigo Cavaleiro, Presidente da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto. Este Podcast intitula-se “De que modo a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto Compõe mundos?”

Poderá ouvir este Podcast aqui.

O Observatório da Violência Associada ao Desporto esteve presente, através dos seus investigadores Daniel Seabra e Manuel Gomes, na 1ª Conferência organizada pelo Clube Desportivo das Aves, sendo a mesma subordinada ao tema “Ética e Integridade: que desporto temos e queremos?”. Esta conferência decorreu a 17 de Junho no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila das Aves.

O Observatório da violência associada ao Desporto esteve representado no XII Congresso de Sociologia que decorreu, em Coimbra, de 4 a 6 de Abril.

O investigador João Sedas Nunes apresentou a comunicação intitulada (De)bater (no) futebol: para uma economia simbólica do “desporto-rei”, pela qual analisou as diferenças entre os mecanismos disciplinares a que estão sujeitos os intervenientes nos jogos de futebol – mesmo quando prestam declarações após os jogos – e a forma como a modalidade é comentada em programas televisivos de debate, sem que sobre estes se vislumbre significativos processos de controlo sobre as declarações dos que no mesmo expressam as suas opiniões.

Por sua vez, o investigador Daniel Seabra apresentou a comunicação intitulada A “legalização” das claques. Vigiar e punir, efeitos perversos e a nova violência. Com esta comunicação procurou-se demonstrar como a legislação que enquadra as claques de futebol, orientada sobretudo para a vigilância e punição dos seus membros, tem tido efeitos perversos, dos quais tem resultado uma nova violência perpetrada por aqueles que aderem ao estilo Casual.

No dia 24 de Março, a convite da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, o investigador Daniel Seabra participou na  “IV Edição do Seminário Estádios de Sítio: A Segurança, a proteção e o serviço numa abordagem multi-institucional, integrada e equilibrada – Um processo de responsabilidade partilhada”, na qual apresentou a comunicação intitulada  O Service na prevenção das violências. Complexidade, dificuldades e procura de um consenso operacional.

No dia 16 de Março, pelas 21 horas, o investigador Daniel Seabra participará num debate sobre violência nos espetáculos desportivos. A organização desta iniciativa está a cargo do Panathlon Clube de Lisboa e decorrerá na sala de troféus do Ginásio Clube Português, sito na Praça Ginásio Clube Português 1, Lisboa.

É possível assistir ao debate através do seguinte link:

https://youtube.com/live/1_kzZM0keJw?feature=share

No dia 30 de Novembro de 2022, o Dr. Diogo Peliteiro, membro deste observatório, apresentou e defendeu em provas públicas realizadas na Faculdade de Direito da Universidade do Porto a sua dissertação de mestrado intitulada A Perceção dos Membros de Claques Sobre o Policiamento dos Jogos de Futebol, tendo a mesma sido aprovada.

No dia 18 de Outubro, o Prof. Doutor Daniel Seabra, membro deste observatório e em representação do Observatório Permanente Violência e Crime da Universidade Fernando Pessoa, apresentou, no âmbito das Conferências de Coimbra e na conferência intitulada "Segurança Urbana. Os municípios e a proteção do espaço público", a comunicação com o título Como não jogar com a violência? Raízes, perceção, efeitos perversos e campos de intervenção.